domingo, 3 de junho de 2012

Do macro ao micro!


Dançar sempre foi algo que me colocou no mundo, “característica autóctone”, a expressão da dança me conduzia a lugares ermos do meu subconsciente, através dela eu resolvia questões, lacunas e reservas subjetivas, morais, éticas – questões de princípio. Um ritual diário necessário, mais do que cantar, atuar, falar e escrever; a dança me alcançava como algo divino, ou melhor, saudava o Deus que havia em mim através (por, entre, sobre) dela.  Mas isto foi antes, ainda faço uso sacro desta arte, porém tenho descoberto as facetas profissionais de algo tão etéreo e primitivo ao Homem.
Como superar limitações rítmicas? Como organizar diversos níveis de compreensão cênica? Como dosar as palavras diante da vaidade do artista e sua frágil visão sobre si mesmo? Como encarar inúmeras funções burocráticas, sendo que a única coisa que lhe importa é estar nos palcos? E a função didático-pedagógica de licenciados em dança e/ou teatro? Não preciso dissociar dança de teatro na construção da minha carreira ou em algum momento terei que optar? Como preservar meu corpo, instrumento de trabalho, diante das tentações da juventude?  Por que estou investindo nisto, já que poderia estar fazendo uma série de outras coisas? Esta é a escolha certa? O que quero afinal?
Minha mente é caótica assim mesmo! Não difere muito das demais que ao contemplar um espetáculo de dança tenta entender a visão do coreógrafo e acaba por construir a sua. Esta analogia é pertinente no que diz respeito aos operários da dança, os bailarinos; no meu caso, ator-bailarino. Dupla neurose!  Somos uma companhia em busca de uma linguagem artística ou um artista em busca de uma companhia com linguagem específica? O meu repertório contribui para o resultado final do trabalho, mas não me dá direitos autorais, porque essa arte só é virtuosa se nasce do coletivo, para o coletivo, entre coletivos, sobre coletivos e “através de”. Assim vamos entendendo o indivíduo, a nós mesmos, nosso grupo, papel e função nesta sociedade, meio, planeta, etc. Do macro ao micro!

Higor Alencaragão

Um comentário:

  1. Parabéns tava muito bom hoje no colegio SantaRita ;) * @RodrigBalbinoti

    ResponderExcluir