MATERIAIS PEDAGÓGICOS

     

    SHIRLEY & DEISÊ - websérie

SHIRLEY & DEISÊ é a primeira WebSérie produzida por professores e estudantes do Centro de Artes da UFPel. São 6 temporadas, cada uma delas conta com 3 a 4 episódios curtos, bem bons de ver. A WebSérie traz o cotidiano de duas amigas que trabalham como faxineiras em um Posto de Saúde da cidade. Por causa da pandemia, elas se comunicam somente pelo WhatsApp, dividindo aventuras, paixões, acontecimentos, ideias, lembranças e aconselhamentos, sempre com uma abordagem leve e feminista. Com muito humor, ironia, sensibilidade e inteligência, Shirley e Deisê tratam de temas atuais, de conflitos, injustiças, preconceitos, machismos, mas também de sororidade, amor, alegrias e de coisas boas.

Como assistir:

1. O endereço no youtube é esse: https://www.youtube.com/channel/UC8HV735dxAiOHWTmH3I39vA/videos

2. As temporadas não são uma a continuação da outra. Então, se pode escolher livremente por qual temporada começar. No entanto, para melhor conhecer as personagens, suas histórias de vida, recomendamos seguir as temporadas de 01 a 06.

3. A cada temporada vista, será bem legal reunir a turma e conversar sobre o que acharam, se gostaram ou não, as coisas que foram mais legais, que coisas perturbaram e tudo o mais que quiserem comentar.

4. Outra sugestão é a de se colocar no lugar da Shirley ou da Deisê e pensar no que você faria no lugar de cada uma delas.

5. É legal também conversar sobre os recursos tecnológicos e efeitos especiais usados na WebSérie.

6. As atrizes, o diretor, a direção de montagem e finalização se colocam inteiramente à disposição da escola e da turma para conversas sobre a WebSérie.

7. Aproveitem.

SHIRLEY & DEISÊ

Maria Falkembach e Marina de Oliveria

Direção: Paulo Gaiger

Montagem e Finalização: Rayssa Fontoura

Roteiro e Dramaturgia: Paulo, Maria e Marina

Música tema: Leandro Maia

Referência de desenho das letras: Gonçalo Maia

Contatos:

Paulo Gaiger – 53-999682606

Marina de Oliveira – 53-984475377

Maria Falkembach – 53-984376773


   
 ÁUDIO-AULAS
    Em 2020, devido ao distanciamento social por conta da pandemia do Covid-19 o Tatá passou a ter encontros remotos e durante os encontros passamos a refletir sobre como aconteceria o ensino de dança nas escolas de forma remota. Então, a partir dessas reflexões surge o projeto das Áudio-Aulas, desenvolvido por nós para contribuir e auxiliar os professores no ensino de dança emergencial remoto. 
    Esse material pedagógico consiste em áudios de 5 à 15 minutos, que trazem propostas de práticas de dança para serem experimentadas nas aulas de dança. O intuito desse material é servir de apoio para os professores, então sinta-se à vontade para utilizar da forma que preferir. Por exemplo, você pode utilizar o áudio como prática inicial e dar sequência com outras atividades que abordem o mesmo tema, ou preparar a turma com outras práticas antes de colocar o áudio. Use sua criatividade!

    Para acessar as Áudio-Aulas é muito simples, basta clicar no link abaixo! Esse link te levará para uma pasta no Google Drive onde você poderá ouvir e baixar as áudio-aulas que quiser.

 
  OFICINAS
    O TATÁ Núcleo de Dança-Teatro com o apoio do ProExt, desde 2011, oferece oficinas para professores em cidades como, Piratini, Pedras Altas, Hulha Negra, Sant'Ana do Livramento, Candiota e Pinheiro Machado, durante o ano.
    A Oficina tem por objetivo proporcionar o contato de professores de diversas áreas com o dança-teatro. Sendo uma oportunidade de conhecer e vivenciar experiências, que posterirmente poderão ser compartilhadas com os alunos. Pensando nisso o grupo desenvolveu um material pedagógico  para ser trabalhado nas oficinas, a fim de fomentar a arte do movimento no contexto escolar. Apesar de o foco ser o contato do professor com a dança e o teatro, nada impede que outras pessoas também queiram ter esse contato e conhecer um pouco do trabalho do grupo. Todos são bem-vindos!