TRABALHOS ACADÊMICOS

Trabalhos acadêmicos realizados ao longo do projeto

Artigo em periódico:
FALKEMBACH, Maria Fonseca; DE ALMEIDA KÖNZGEN, Gessi. Princípios pedagógicos inerentes aos procedimentos dos viewpoints: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas. Rascunhos–Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 1, n. 2, 2014. Disponível emhttp://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28688

Trabalhos de conclusão de curso:
SILVA, Carolina Pinto da. Ensino de dança e investigação de si: memórias formativas de uma professora-artista. Curso de Dança – Licenciatura. Pelotas: UFPel, 2019. Disponível em:

LIMA, Flávio Gilberto dos Santos. Notas sobre o entendimento do Tanztheater. TCC. Teatro – Licenciatura. UFPEL, 2014. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/teatro/files/2015/12/Notas-sobre-o-entendimento-do-Tanztheater.pdf

Capítulo de livro:
FALKEMBACH, Maria.TaTá – Núcleo de Dança-Teatro. In: MICHELON. Francisca Ferreira; BANDEIRA, Ana da Rosa(Org.) A Extensão Universitária nos 50 anos da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Ed. da UFPEL, 2020. p. 175-192. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5671

FERREIRA Gabriela Gonçalves da Rosa; FALKEMBACH, Maria Fonseca (orient). Planejamento: aspectos percebidos em um teatro de grupo. In: OLIVEIRA, Adriano Moraes de. Teatro de Grupo: sobre poéticas, estéticas e políticas. 2016.

D’AVILA JÚNIOR, Francisco de Paulo; PRESTES, Tais Chaves; FALKEMBACH, Maria (orient). Dança-teatro: aspectos do processo colaborativo na concepção de uma dramaturgia articulada ao contexto social. In: OLIVEIRA, Adriano Moraes de. Teatro de Grupo: sobre poéticas, estéticas e políticas. 2016.


Material didático:
WOLF, Sílvia; FALKEMBACH, Maria (Coord.). Caderno Dança – Tatá. UFPel, 2012. Disponível em:  https://pt.slideshare.net/MoniqueCarvalho/tat-caderno-de-dana

Publicação em anais de evento:
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Tatá Dança Simões nas escolas: uma experiência na interface entre a criação artística e educação. In: Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, Porto Alegre, 2011.

D’AVILA JR, Francisco de Paulo; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Dança-Teatro, Estranhamento e Resistência. Seminário de História da Arte-Centro de Artes, UFPel, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/3004

JUNIOR, Arthur Malaspina; DA SILVA, Daniel Furtado Simões. Recepção da dança-teatro pelos espectadores através das atividades do tatá núcleo de dança- teatro. Seminário de História da Arte-Centro de Artes-UFPel, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/3017

FALKEMBACH, Maria. Terra de Muitos Chegares: performance como testemunho. X ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Florianópolis, UDESC, 2014.

ZAMPERINI, Allan Moscon. O jogo espetacularizado e o espetáculo jogado: pedagogias permeáveis. IV Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – ANDA, 2015.

FERREIRA, Gabriela; VILELA, Lizandra; SILVA, Daniel. Tatá: vivências e aprendizados na democratização da arte. Anais do Congresso de Extensão e Cultura: memória e muitos tempos. Pelotas: Ed. Da UFPel, 2015. Disponível em:  https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2015/11/Anais-CEC-2014-Final.pdf (pág; 211 - 214)

ASCARI, Bianca. Áudio-aulas do Tatá Núcleo de Dança-Teatro: Prática Pedagógica de Dança. Anais do Congresso de Extensão e Cultura: Aproximação em tempos de distanciamento social. Ed. Da UFPel, 2020. Disponível em: Tema-1.pdf (ufpel.edu.br). (pág; 601 - 604).

LENGRUBER. Stephânia. POTÊNCIAS E POSSIBILIDADES IMERSIVAS DA ARTE QUE OCUPA O CIBERESPAÇO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE CORPO NESSE MOMENTO DE TRABALHO REMOTO. XXIX Congresso de Iniciação Científica. Ed. Da UFPel, 2020. Disponível em: LA_04036.pdf (ufpel.edu.br)

CONCEIÇÃO, Maria Beatriz. APOIO E ENTRELAÇAMENTO DOS CORPOS NA OBRA CÊNICA “QUANDO VOCÊ ME TOCA”. XXIX Congresso de Iniciação Científica. Ed. Da UFPel, 2020. Disponível em: LA_03453.pdf (ufpel.edu.br)

ASCARI. Bianca. MULHERADA: Uma ação sociocultural do Tatá Núcleo de Dança-Teatro na comunidade de Pelotas. VIII Congresso de Extensão e Cultura, Pelotas, 2021. Disponível em:

FONTOURA, Rayssa. LENGRUBER, Stephânia. Reflexões sobre composição em videodança: busca por elementos que potencializam o processo. XXX Congresso de Iniciação Científica, Pelotas, 2021. Disponível em:

Apresentação de trabalho em evento:
KÖNZGEN, Gessi de Almeida ; VARGAS, Vagner ; FALKEMBACH, Maria Fonseca . Tatá Núcleo de Dança-Teatro: espaço de criação e docência, fruição e aprendizagem. IV SALÃO DE EXTENSÃO – UFPEL 2011.

VARGAS, Vagner; FALKEMBACH, Maria Fonseca; KÖNZGEN, Gessi de Almeida. Novas percepções sobre movimento e corpo, na experiência do Tatá - Núcleo de Dança-Teatro. IV SALÃO DE EXTENSÃO – UFPEL 2011.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Diálogos de Paulo Freire e Rudolf Laban na experiência do Tatá - Núcleo de Dança-Teatro. XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. UNIJUÍ, Santa Rosa, 2011.

FURTADO, Daniel; FALKEMBACH, Maria; CARVALHO, Catia. Categorias de análise em espetáculos de dança: hipóteses a partir da experiência do Tatá - Núcleo de Dança-Teatro. III Seminário e Mostra Nacional de Dança-Teatro – Universidade Federal de Viçosa, 2011.

MALASPINA JR, Arthur; FALKEMBACH, Maria. Tatá: (re)construindo conceitos. II Seminário Nacional da Licenciatura em Teatro - Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

MALASPINA JR, Arthur; FALKEMBACH, Maria. Tatá Dança Simões nas escolas. 30° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, FURG, Rio Grande, 2012.

FALKEMBACH, Maria. Compor com o que tem: composição coreográfica em interfaces. VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas, UFMG, 2012.

LUPINACCI, Letícia. O processo criativo do Tatá: interface entre vida e dança. Comunicação no III Encontro Estadual de Graduações em Dança do RS, UFPel, Pelotas, 2012.

KONGEN, Gessi Almeida; PRESTES, Tais Chaves. Tatá Núcleo de Dança-Teatro da UFPel. Congresso Extensión y Sociedade, Montevidéu, 2013.

FALKEMBACH, Maria; LOPES, Sarah L. ; ARAÚJO, C. S. Quando você me toca: construção de um corpo-sujeito em performance. III Seminário Internacional Michel Foucault: por uma vida não fascista. UFSul, Pelotas, 2018.

SARAH, Leão Lopes. O espetáculo Quando Você me Toca nas escolas: currículo e propostas pedagógicas. XXVIII Congresso de Iniciação Científica, UFPel, Pelotas, 2019.

OLIVEIRA, Jessica Nadyne Aguiar. A presença da dança-luta na construção do espetáculo Quando Você me Toca. VI Congresso de Extensão e Cultura. UFPel, Pelotas, 2019.

CRUZ, João Lucas. Axêro – Memória e resistência em Pelotas. VI Congresso de Extensão e Cultura. UFPel, Pelotas, 2019.

LENGRUBER, Stephânia. POTÊNCIAS E POSSIBILIDADES IMERSIVAS DA ARTE QUE OCUPA O CIBERESPAÇO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE CORPO NESSE MOMENTO DE TRABALHO REMOTO. XXIX Congresso de Iniciação Científica, Pelotas, 2020.

ASCARI, Bianca. MULHERADA: Uma ação sociocultural do Tatá Núcleo de Dança-Teatro na comunidade de Pelotas. VIII Congresso de Extensão e Cultura, Pelotas, 2021.

FONTOURA, Rayssa. LENGRUBER, Stephânia. Reflexões sobre composição em videodança: busca por elementos que potencializam o processo. XXX Congresso de Iniciação Científica, Pelotas, 2021.

Conferência:
Falkembach, Maria. Espaço interno e externo na composição coreográfica. Mudanzas7, Compañia Nacional de Dança, do Ministério da Cultura e Juventude, Costa Rica, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário