ENDLESS - OU ESQUECI DE LEMBRAR (2020)
Sinopse:
Hoje, esqueci de lembrar que o universo é imenso.
A dança pode alinhar corpos a outras estrelas? Respirar no gesto e tracejar nosso próprio infinito? Na parte do infinito que nos cabe, o movimento pinta, entre os gestos, a ponte, a pele.
“Endless - ou esqueci de lembrar” traz pro dia-a-dia a nossa relação com os mistérios. Corpos se movem na busca pela conexão com o imenso. A dança teima em corporificar o infinito, mesmo sendo tarefa impossível.
Ficha técnica
Texto e Direção: Maria Falkembach
Canção Endless:
Leandro Maria
Maria Falkembach
Chloe Tyghe
Interpretação: Chloe Tyghe
Arranjo: Leandro Maia
Montagem e finalização:
Jão Cruz (em São José dos Campos, SP)
Rayssa Fontoura (em Rio Grande, RS)
Stephânia Lengruber (em Paraty, RJ)
Elenco, camera, fotografia, figurino e luz:
Bianca Ascari (em Tubarão, SC)
Carolina Pinto (em Pelotas, RS)
Higor Alencaragão (em Brasília, DF)
Inda Rulio Bajar (em Pelotas, RS)
Maria Falkembach (em Garopaba, SC)
Nadyne Uakti (em Brasília, DF)
Raissa Bandeira da Luz (em Garopaba, SC)
Sarasvatii Leão (em Goiânia, GO e Pelotas, RS)
Stephânia Lengruber (em Paraty, RJ)
Vozes:
Carolina Pinto
Elza Falkembach (em Garopaba, SC)
Gonçalo Maia (em Pelotas, RS)
Higor Alencaragão
Inda Rulio Bajar
Tom Carvalho Falkembach (em Curitiba, PR)
Nadyne Uakti
Realização:
Tatá - Núcleo de Dança-Teatro
Centro de Artes
UFPel
QUANDO VOCÊ ME TOCA (2018)
“Quando Você Me Toca” explora a superfície do corpo humano, a pele, como elemento de criação artística. A partir do contato entre peles, surgem diferentes sensações e movimentos que atravessam o público, produzem imagens que dançam e materializam a natureza ambígua e ampla do toque. Embora afirme a importância do contato afetivo, do carinho, da ternura e do toque como fonte de vida, o trabalho apresenta essas ideias de modo complexo e aberto. A obra apresenta questões urgentes sobre corpo, gênero, afeto, violência e censura. Esses temas são trabalhados numa linguagem que transita entre a dança-teatro e a performance.
TERRA DE MUITOS CHEGARES (2013)
Sendo o segundo espetáculo do grupo, o Terra de Muitos Chegares busca uma linguagem cênica para expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo referente sua identidade, multiculturalidade, inter transculturalidade complexidade, diferença, estrangeiro, o outro, acolhimentos, nascimentos, entre outras perspectivas que surgem nos ensaios. Sendo assim, suscita discussões da contemporaneidade – tolerância, diferença, preconceito, bullying – em direção a uma educação para a paz. Resgatando raízes a partir da sensibilização do espectador e da sua identificação (ou diferença) com essa terra de muitos chegares que cada um é, trazendo à tona reflexões difundidas a partir da experimentação de linguagens.Direção Musical: Leandro Maia
TATÁ DANÇA SIMÕES
O "Tatá Dança Simões” é o primeiro espetáculo do grupo. Baseado na obra de Simões Lopes Neto, transporta para o palco a tradução poética do autor pelotense, sua fixação eminente no universo gauchesco, na oralidade e regionalismo de sua linguagem. "O negrinho do pastoreio", "A M'boitatá", "Casos do Romualdo", "Batendo orelha", "Meu Rosilho Piolho" e "A enfiada de macacos" são alguns dos contos do escritor que passaram por um processo de transcriação para o universo do dança-teatro.![]() |
Foto por Letícia Lupinacci |
Foto por Thamires Seus |
Por Rodrigo Migliorin
Direção Musical: Leandro Maia
Rider Técnico de Iluminação e Sonorização
Release do Espetáculo
Projeto de apresentação do TATÁ nas Escolas
Não é permitida a filmagem dos espetáculos.