sexta-feira, 4 de maio de 2012

Caro Arthur,



Um dia antes de apresentarmos o Tatá Dança Simões na Escola Padre Anchieta eis que o nosso Segundo Bailarino, como é carinhosamente chamado pelo grupo, anuncia que o médico lhe exigiu repouso e não pode se apresentar conosco esta manhã. O grupo sentiu.   


Tá todo mundo mandando e-mail dizendo que sentiu a falta do Arthur, de como é o ser grupo do tatá, então eu também vou deixar o meu registro sobre hoje.
Hoje o corpo do nosso segundo bailarino pediu água. As vezes acontece. A alma quer, o corpo quer, mas não aguenta e pede descanso. Eu não vi o sol no tatá hoje. O aluno que me pediu autógrafo (sim, até perguntou se eu era casada) veio me dizer no face que se emocionou muito comigo hoje no espetáculo, mas não foi comigo, foi com o grupo. Todos estavam sensibilizados, emocionados, abalados e o espetáculo estava nublado. Acho que vai ficar assim até a volta do Arthur. Não sei. Eu espero, do fundo do meu coração, que não apareça nada nessa ressonância, que o médico veja que não tem nada e que é apenas stress. E que segunda feira a primeira secretária nos diga isso com um imenso sorriso nos olhos. Ver a Mona hoje, com aqueles olhos tristes me entristeceu mais ainda. Lembrou a minha mãe me dizendo que tá preocupada e a minha irmã que cuidava de mim quando eu ficava doente, pra mama poder trabalhar. Me deixou mais aflita ainda porque senti a dor do Arthur, a impossibilidade de dançar quando se mais deseja. Sentir o abraço do Francesco hoje, com toda a dor da morte me fez ver tudo mais nublado ainda. O espetáculo estava nublado, o téu-téu não me ajudou a enxergar nada, nadinha.
Mas eu de minha parte tive que ignorar todos esses fatos e ministrar o terceiro e último módulo da oficina. E foi incrível. I N C R Í V E L. O pedido das professoras de que houvesse continuidade no trabalho, a maneira como elas se viram diferentes do que eram a três semanas atrás e o modo como elas compreendem dança, compreendem o próprio corpo e seus sentidos me fez chorar. Chorar apenas. Ouvi coisas essa semana que me fizeram repensar no grupo e nas minhas atitudes diante do grupo e eu cheguei a acreditar que eu estou errada, fora da casinha. Mas a maneira como elas me olharam nos olhos e me disseram que foi tudo maravilhoso, que eu fiz um trabalho digno modificou isso. Novamente, eu só consigo fazer o que faço, assumir as responsabilidades que assumo porque tenho vocês. Sim, porque a atitude de cada um de vocês me influencia e me faz repensar sobre quem eu sou e sobre as pessoas a minha volta. Eu não estou fora da casinha no tata, pelo contrário, depois de um ano eu encontrei a minha casinha em Pelotas. Ouvir de uma das alunas do colégio santa mônica que quer ser como eu, fazer um trabalho como o meu, só me assegurou na decisão de dançar, de ser professora e de ser integrante do tatá. Novamente, não foi eu que fiz essa oficina, fomos todos nós.
Eu agradeço a vocês, por me fazerem uma nova Letícia a cada dia, a cada encontro e a cada espetáculo. A Letícia de hoje é a mistura de todos vocês.

Letícia, a miss Tatá.


Arthur, meu querido e amado Macaco Chefe e Grupo !
        Hoje foi muito difícil dançar sem você, no início da apresentação já foi complicado conter a emoção, mas durante a apresentação principalmente nos momentos em que faço algumas cenas contigo, não consegui conter a emoção, estava tudo muito a flor da pele, e é neste momento que percebemos que pessoas especiais como você, faz muita falta e que você é muito importante para todos nós. Corporalmente você se fez ausente, mas estava muito presente em cada momento da nossa apresentação, em nossos corações e pensamentos.
      Admiro muito você, adoro rir contigo, fazer as nossas palhaçadas, e principalmente dividir o palco contigo, estou esperando ansiosamente que este momento acorra rapidamente, mas é claro que só depois que você estiver muito bem, se cuida. Eu também às vezes fico pensando sobre a questão de “Grupo”, e percebo que podemos dizer sim, bem alto para todos ouvirem, que somos sim um GRUPO, pois não existe grupo 100%, somos humanos, e, portanto somos diferentes, e com esta diversidade vai haver conflitos, divergências, mas sinceramente isso tudo é tão pequeno perto de todos os momentos maravilhosos que passamos juntos, de todas nossas conquistas, de todos nossos sonhos, de tudo, tudo. Então manifesto aqui a minha alegria de participar deste GRUPO maravilhoso que é o Tatá e agradecer a cada um de vocês, por estarem junto comigo dividindo estas experiências maravilhosas e enriquecedoras, que levarei sempre comigo nos escaninhos da memória...

Denise Anjos Azevedo, a Santa

Hoje foi dida da MINHA ESTRÉIA no Tatá - Núcleo de Dança-Teatro, aqui da UFPel.
        Queria deixar registrado aqui a minha alegria de estar nesse grupo tão divertido e unido que é o Tatá, e que depois de alguns imprevistos eu finalmente to com vocês!
        Agradecer também a receptividade do novo membro, que soy yo.
        Dizer pro Arthur Malaspina Jr o quanto ele fez falta hoje, mas que eu fiz de tudo que pude para tampar os buracos, e que mesmo não tendo nem a metade da qualidade que ele tem no papel, acho que a coisa funcionou.. Fica tranquilo amigo, descansa e se cuida. 

Allan Correia

Caro Arthur...
Eu de minha parte desprezo essa hernia de disco.
Queria te dizer, que você fez falta hoje, mas entendemos e te damos todo o apoio, afinal somos ou não somos um grupo?
       Dos meus verdadeiros casos sobre hernia de disco, posso contar muitos, um deles é que eu conheci um bailarino que recebeu um sinal divino, a curandeira deu a orientação, duas massagens na perna direita e um pouco de água benta. Eu vi, com esses que a terra há de comer e se me contassem eu nem acreditaria, o bailarino voltou a dançar e a hérnia se diluiu. Eu juro que tudo que eu falei aqui, palavra por palavra, é verdade.

Francesco D'Ávila

Meu 2º bailarino, mas primeiro no coração das tatacretes!
Acho que sua dedicação extrapolou as possibilidades do seu corpo, mas sua recuperação será meteórica, devido a arte ser placebo de seus devotos e você é um dos mais excelentes que conheci. Acho que seu talento se confunde com o Tatá e o Tatá nunca mais foi o mesmo desde sua chegada. Acho que algumas pessoas são capazes de fazer de suas próprias vidas um sucesso absoluto, mas sinceramente acho que tem algumas tão superiores que preferem captar o brilho de todos à volta e transluzir o brilho coletivo como um farol: você faz isso com tanta naturalidade, por isso és uma das minhas inspirações, meu garoto prodígio do interior! Acho que tantas vezes fostes meu sol, que nem a boitatá de todos os dias conseguiu ofuscar o brilho do seu bom humor, graça, sensibilidade, contagiando-me ao ponto de me trazer de volta ao grupo. 
     Acho que o abraço coletivo (citado no bate-papo com os alunos, como um dos momentos mais belos do espetáculo, isto porque enxergaram a verdade do nosso sentimento) hoje no aquecimento pré-apresentação emanou uma energia miraculosa que te atingirá em cheio e antes que a ansiedade, temores e tristeza possam te alcançar, voltará ao seu posto de estanceiro, macaco-chefe, etc. Nem quero imaginar tamanha dor deves ter sentido desde que começou a se queixar, mas nunca vou me esquecer quando me disseste que ela sumia sob o palco. Que dentro em breve eu possa ser tão divino maravilhoso como tu; quer dizer, em outra situação, pois no Tatá este é seu posto!

Higor Alencaragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário