quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O espetáculo em processo... (por Maria Falkembach)


Tatá apresenta Simões no 3º fórum de licenciaturas- UFPel

Após o espetáculo, o grupo Tatá faz uma demonstração do como está sendo montada a obra coreográfica. Assim, segue abaixo a fala da professora-bailarina-diretora e coreógrafa Maria Falkembach:

A gente está montando a obra de Simões, fazendo uma mixagem hoje com a lenda do boi tatá, algumas quadrinhas e negrinho do pastoreio. A partir de agosto a idéia é de levar o processo às escolas.

O porquê de apresentar o processo?

Alguns motivos...

1-A percepção do processo também é uma percepção estética. Assim, perceber o processo, compreender o processo faz parte da educação estética, que é uma das bases do curso de licenciatura em dança.

2-A dança e o teatro só acontecem de fato nesse momento. Então, a gente pode ficar lá 3 meses ensaiando numa sala e não ter a mínima noção do que significa o que a gente está fazendo. Os significados dos nossos movimentos, de tudo o que a gente constrói com o corpo, só acontece nessa relação com o público. Eu até posso construir vários significados enquanto se está ensaiando, mas o texto ele só se dá na relação com o público. A gente está lidando aqui com um tipo de percepção que é a sinestésica, a percepção do movimento, numa relação ao vivo com vocês. Para nós é muito importante estar experimentando isso em processo, o espetáculo só cresce em cena, e é assim que nós temos noção do que a gente está criando.

3-Mostrar para vocês o que é e como se dá o nosso processo, o que eu chamo de “descascar o espetáculo”. A gente trabalha um método de improvisação que é o Viewpoints (pontos de vista), criado por Anne Bogart. Vamos demonstrar alguns elementos importantes: posição do corpo no espaço; distância; mudança de direção, possibilidades de movimentos (todos levantam e começam as ações de deslocamento no espaço). Agora só podem fazer o gesto da Tauana! E assim todos se apropriam do gesto dela. A criação acontece também a partir da leitura do texto, no como meu corpo pode recriar a imagem poética que Simões criou. Outro aspecto importante é como a leitura do Simões permite outras leituras, outros devaneios. E também nos utilizamos das histórias pessoais de cada um conectadas à literatura de Simões.

Síntese de anotações em diário de campo de Catia Carvalho (Coreógrafa-UFPel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário