O PROJETO

O Programa de extensão Tatá - Núcleo de Dança-Teatro da UFPel se constitui como um grupo de criação artística. Tem como foco a criação de obras cênicas para apresentação em escolas e espaços da comunidade de Pelotas e região, principalmente escolas públicas. Desde 2009, o grupo já realizou três montagens: “Tatá Dança Simões”, “Terra de Muitos Chegares” e “Quando você me toca”. Esses trabalhos foram apresentados em mais de 40 espaços diferentes cada um. O projeto é composto de ações de manutenção do grupo e suas obras artísticas, bem como das ações de circulação, que implicam produção executiva e apresentações.



Algumas ações planejadas  para o ano de 2020:

Circulação do espetáculo "Quando Você Me Toca" e mostra do processo de criação em escolas e espaços da comunidade: Todo o processo dos ensaios, divulgação e definição da agenda do grupo, além de apresentações e uma mostra do processo de criação. Uma roda de conversa com o público após o espetáculo a fim de obter um retorno dos espectadores.

Produção e divulgação: Utilização de ferramentas eletrônicas para divulgar ampliar a difusão das obras do grupo TaTá e as possíveis pesquisas oriundas do trabalho contribuindo, a partir disso, com a ampliação do acesso à arte contemporânea ao público, além de compartilhar experiências político-educativas e construir intercâmbio com outros grupos e pessoas.

Axêro - processo de criação e dramaturgia em dança: Desenvolvimento de processos de criação a partir de corpos negros, com foco na invisibilidade de sua perspectiva e história analisando as transformações epistemológicas necessárias do desenvolvimento do processo de criação. Produção de textos que contribuam com a difusão da perspectiva afrocentrada na academia.

Preparação corporal e investigação de linguagem artística: Qualificação do trabalho do grupo Tatá e de seus integrantes constituindo um vínculo com a pesquisa em arte desenvolvida no projeto de Pesquisa "Produção do corpo-sujeito nas práticas de dança" e articular com pesquisas de outros professores.

Grupo de capoeira angola: Promover a preservação da capoeira angola como patrimônio nacional e mundial possibilitando sua prática para estudantes e comunidade propiciando a circulação dos saberes da capoeira angola, além de contribuir com a formação de discentes de licenciatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário